Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!
Foi no dia do seu 81.º aniversário que Giampaolo Dallara, nome célebre nas competições automóveis, tendo granjeado enormes sucessos em praticamente todas as disciplinas da velocidade, apresentou o seu primeiro carro de estrada: o Dallara Stradale é um desportivo muito leve e prestações soberbas e condução divertida, como só um apaixonado pela competição poderia fazer, juntando-lhe um curioso conceito de… quatro carros num só!
Em posição central traseira, o Dallara Stradale tem o motor 2.3 turbo (da família Ecoboost da Ford) que debita 400 cv e 500 Nm. Ou seja, o novo desportivo italiano passa por pouco a barreira de 2 kg/cv na relação peso/potência, tal como sucedia com o carro que inspirou Giampaolo Dallara em toda esta aventura, o imortal Lotus Seven, de 1957. "Gosto de pensar que o Colin Chapman, se ainda por cá andasse, iria apreciar a essência e a simplicidade deste carro", comentou o próprio Dallara.
O modelo base custará 155 mil euros, antes de impostos, e a Dallara vai limitar a produção a 400 unidades, o que já lhe dará trabalho para alguns anos, pois apenas consegue produzir dez unidades por mês. Afinal, o seu grande negócio são os carros de competição cuja produção atinge as 300 unidades anuais, divididas por categorias como a F1 (equipa Haas), Fórmula E, F3, Indy Cars, Indy Light e protótipos das provas de Resistência.
Ainda antes de o carro ser apresentado oficialmente, a Dallara já tinha recebido 100 encomendas, entre as quais as dos ex-pilotos Jean Alesi e Paolo Barilla que avançaram com o depósito de 50 mil euros. Contava-se que Sergio Marchionne, líder da Fiat Chrysler Automobile e presidente da Ferrari, também se interessou pelo Dallara Stradale, mas não há notícia de ter avançado com os 50 mil euros de depósito…